ATLETISMO 2025
+ ATLETISMO
A MODALIDADE BASE
O atletismo é conhecido como o desporto-base porque a sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, como correr, saltar e lançar. A modalidade reúne provas de pista: corridas de velocidade (com e sem barreiras), meio fundo e fundo, marcha atlética, concursos (saltos e lançamentos), provas combinadas (como o decatlo e o heptatlo); e fora da pista também corridas de estrada (como a maratona e outras distâncias), corta mato, trail, bem como desafios na montanha, no deserto ou nas praias.
NÃO HÁ JOGOS OLÍMPICOS SEM ATLETISMO
O atletismo é das modalidades desportivas mais antigas. Está na base quer dos Jogos da Grécia Antiga, iniciados em 776 a.C.; quer da Era Moderna, a partir de Atenas 1896. A importância do atletismo na competição é elucidada na frase que circula pela família da modalidade: “Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o atletismo mas nunca sem ele.”
O programa original da Era Moderna foi dirigido apenas aos homens, incluíndo as provas de 100, 400, 800 e 1500 metros, 110 metros barreiras, altura, vara, comprimento, triplo, peso, disco e ainda a maratona. A participação de atletas femininas só aconteceu, de forma regular, a partir de 1928.
OS CAMPEÕES OLÍMPICOS DO ATLETISMO NACIONAL
JO Los Angeles 1984: Carlos Lopes, maratona
JO Seul 1988: Rosa Mota, maratona
JO Atlanta 1996: Fernanda Ribeiro, 10.000m
JO Pequim 2008: Nelson Évora, triplo salto
JO Tóquio 2020: Pedro Pablo Pichardo, triplo salto